João Pessoa, 31 de Outubro de 2009.
Olá caro condômino como vão as coisas? Espero que tudo bem. Vamos relatar inicialmente os informativos:
- Teremos uma reunião dia 07 de Novembro (próximo sábado) as 19h:30min, tendo como pauta a prestação de contas do primeiro trimestre da nossa administração e as dívidas trabalhistas;
- Dias 01 e 02 de novembro, esse domingo e segunda respectivamente não teremos funcionários na portaria no período das 6h até as 18h em virtude do feriado de finados.
- Quem não fez ainda a senha do interfone, para ter acesso ao portão pequeno ao lado da guarita, o procedimento é o seguinte: do interfone do seu apartamento digite 6#1000 (senha com 3 dígitos) (nº do ramal do aptº) # # . Por exemplo, vamos supor que o morador do apartamento 411 do bloco B queira cadastrar a senha 777, ele terá que do seu apartamento discar a seguinte sequência numérica: 6 # 1000 777 2 411 # #.
- A senha que você cadastrou abre apenas o portão de entrada ao lado da guarita, guarde-a bem e não informe a estranhos. Para entrar no condomínio você digita 0 + a senha cadastrada.
- Os portões podem ser abertos também do seu apartamento, veja como ficou a lista de comandos: Portão pequeno ao lado da guarita: * *; Portão do Bloco A: 6 * 1; Portão do Bloco B: 6 * 6.
- Quem não adquiriu ainda o controle do portão principal, estamos com algumas poucas unidades à venda pelo valor de R$ 25,00.
Esse mês as coisas não foram nada fáceis, permita-me narrar um comercial que assisti em uma palestra. Nas imagens se percebe um grande engarrafamento, muita confusão, pessoas discutindo e os ânimos acirrados, a câmera abre e vemos o motivo do pandemônio, uma árvore enorme caíra e obstaculara toda a rua, e para piorar, uma chuva torrencial que não parava de cair. Pessoas de todos os tipos olhavam para a situação, uns reclamando, outros chateados, outros indiferentes e ninguém fazia nada. Em meio àquele caos que se estabelecera um menino de no máximo cinco anos, atravessa a multidão e começa a empurrar a árvore de centenas de quilos, uns olhavam e diziam "deve ser louco achando que pode empurrar essa árvore", mas para nossa surpresa mais uma criança começa a empurrar, e mais uma, e mais uma e um jovem, e um velho, e uma moça e uma senhora, são dezenas agora que se aglomeram para retirar dali aquele imenso obstáculo, e o impossível aconteceu, a árvore foi retirada. Nem todos foram, nem todos ajudaram, nem todos acreditaram, mas o menino venceu e com ele muitos venceram porque acreditaram, sonharam juntos, desejaram a utopia.
Sábado dia 3 de outubro tomei conhecimento que o bloco B estava sem água, como estava no trabalho pedi para que se tentasse descobrir a causa do transtorno, às 18h:30min tomei conhecimento que a bomba do poço, instalada a 42 m de profundidade tinha queimado, o que você faria em meu lugar como síndico do prédio? Lembrando que você está diante de uma situação inédita, você nunca se deparou com uma coisa dessas e como não fez faculdade pra síndico, faria o óbvio, pegaria uma lista telefônica e desesperadamente procuraria alguém que trabalhasse em um sábado à noite e conhecesse alguém que tivesse uma loja de bombas submersas funcionando no domingo, que ótima idéia, foi exatamente isso que fiz, estava como aquele menino, empurrando o tronco que obstruía a estrada, existem problemas cuja solução estão acima de nossas forças, foi aí que vi que não estava sozinho, uns reclamavam, reclamavam e reclamavam, mas como foi bom olhar para o lado e saber que você estava lá empurrando aquele enorme tronco, foi difícil demais, um sábado a noite, um domingo e a segunda pela manhã sem água, o tronco era pesado por demasia, mas ele saiu, temos água, vencemos, uns ainda como espectadores torcendo para o pior, outros continuavam a reclamar procurando culpados para uma situação sem culpados; esses nada fazem, não ajudam, não cooperam, a eles minha piedade, pois descobri na árdua batalha aqueles que posso contar, aqueles que sorriam em meio à luta, aqueles que posso chamar de amigos, meu muito obrigado.
Além dos problemas do poço, esse mês tivemos mais dois problemas hidráulicos, um entupimento na caixa d´água do bloco A, uma espécie de estopa tapou os canos principais, deixando todo um bloco sem água, desentupimos tudo e lavamos a caixa do referido bloco, quando pensávamos que estava tudo em ordem o cano da bomba da casa de máquinas estourou molhando as chaves do circuito, isso já quase dez horas da noite, mais um problema, e perceba que as três situações não tem relação uma com a outra, não foi um problema que criou o outro, mas casos isolados que aconteceram porque tinha de acontecer.
Foi difícil? Foi, mas já passou, superamos e vencemos, o que não podemos é deixar de lutar e acreditar que o MH tem jeito, e está melhorando, e vai melhorar mais, mas não faço nada sozinho, esse mês tivemos quase R$ 2000,00 em despesas imprevistas o que pode comprometer a folha de novembro e dezembro por isso conto com todos, continuem pagando em dia o condomínio pois quero honrar o meu compromisso com os funcionários, quem trabalha quer receber, e não é justo atrasar salário e décimo terceiro, por isso, desde já agradeço a colaboração de todos.
Na minha próxima carta terei condições de listar os apartamentos com o condomínio em atraso, avançamos muito no programa da Caixa Econômica, e estarei divulgando qualquer apartamento que esteja com mais de três meses em aberto dentro de minha gestão, por isso quem estiver inadimplente evite aborrecimentos, estarei divulgando e cobrando de porta em porta, pois estamos avançando e não podemos parar.
Para os meses de novembro e dezembro praticamente não teremos obras, uma vez que todos os recursos serão destinados ao pagamento da folha dos funcionários que praticamente dobra no final de ano, concluiremos apenas o espaço para as crianças, o Clubinho MH, e também os reparos dos portões dos blocos para que fiquem constantemente fechados. E caso não tenham percebido instalamos interruptores em todos os portões que tem a finalidade de abri-los por dentro, evitando o desgaste das fechaduras.
Todo mundo já deve imaginar que ser síndico não é nada fácil, recomendo que assistam um quadro novo do fantástico chamado "Reunião de Condomínio" apresentado por Max Gehringer, onde alguns moradores substituirão o síndico por alguns dias em busca de soluções, pena que não podemos fazer o mesmo no prédio, seria muito bom ver o povo que só reclama "descascando uns abacaxis", no mínimo divertido.
Que Jesus abençoe nosso prédio e nossas famílias, deixo para sua reflexão:
"Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo, desde agora e para sempre." (Salmos 125:1-2)
Atenciosamente:
Ronaldo Xavier
(Síndico)